sábado, 10 de julho de 2010

Batom Caseiro

Mais uma novidade encontrada pela Internet e que seria talvez muito útil, Batons feitos de lápis de cera, fácil, simples e o melhor, podemos ter cores de batons que não encontraríamos em qualquer lugar agora chega de bla bla bla e vamos ao que interessa



- 2 ou 3 lápis de cera não-tóxicos, tipo Crayola, das cores que quiserem (esta é uma boa maneira de obter batons daquelas cores estranhas que nunca encontramos!)
- 1 vela de cera de abelha a 100%, sem cor nem cheiro
- Cerca de 3 colheres de sopa de óleo de bebé ou óleo de coco (ou outro da mesma família que prefiram)
- 1 embalagem de plástico daquelas herméticas
- 1 martelo
- 1 copo de vidro resistente ao calor
- 1 panela
- 1 vareta de vidro
- Essência de baunilha, ou outra da vossa preferência, das que se usam na cozinha (é opcional e, se usarem, é uma pinguinha de nada!)
- 1 frasquinho pequenino ou uma embalagem de batom vazia (podem aproveitar as embalagens dos batons que já gastaram, devidamente limpas!)

E vamos fazer assim:

1. Retirem o papelinho dos lápis de cera. Partam-nos em bocados pequenos e coloquem-nos na embalagem de plástico. Fechem-na e partam os lápis em pedaços ainda mais pequenos com o martelo.
2. Misturem os bocados de lápis de cera com o óleo e com um bocado de cerca de 2cm de vela e metam tudo no copo de vidro. Levem ao lume em banho-maria, no mínimo do fogão. De vez em quando, vão mexendo com a vareta de vidro para ficar tudo uniforme.
3. Quanto a mistura estiver derretida (atenção para não deixar ferver), tira-se do lume e deixa-se arrefecer por um ou dois minutos.
4. Depois, vão verter para o vosso frasquinho ou embalagem de batom, cuidadosamente, e vão esperar pelo menos quinze minutos para que o vosso novo batom arrefeça como deve ser, destapado! Passado esse tempo, até podem pôr no frigorífico para ajudar. Depois, tapem o frasco ou a embalagem, e aí têm o vosso batom único e personalizado!

http://aguidaequesabe.blogspot.com/2009/07/batons-caseiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário