quarta-feira, 7 de julho de 2010

Moda Bizantina

330 ad 1453

Com o fim do Império Romano, a Europa Ocidental começou a se desenvolver independentemente do que restava do Império, o Império Romano do Oriente (ou Império Bizantino).
Bizantinos da classe alta 
túnicas bem decoradas feitas de seda e fiapos de ouro
usavam pérolas e pedras preciosas como decorações

Pessoas de classes mais baixas 
túnicas simples. 

Os imperadores e pessoas da corte 
usavam também um tipo de manta sobre suas túnicas. 
Posteriormente imperador e imperatriz passaram a usar um longo tecido em volta dos seus pescoços
nobres passaram a usar longas e firmes meia-calças.

Os estilos usados no Império Bizantino influenciavam pesadamente a moda na Europa Ocidental. Pessoas da nobreza européia passaram a usar roupas cada vez mais complicadas e complexas do que as usuais roupas simples de algodão, pêlos e couro. Geralmente as pessoas faziam suas roupas em casa, como sempre fora feito. Mas à medida que as cidades cresciam, pequenas lojas especializadas na fabricação de roupas surgiam. Muito das roupas, então, passou a ser feitas por artesãos. À medida que os artesãos tornavam-se mais habilidosos, a qualidade da roupa crescia. Eles passaram a cortar, ajustar e decorar as roupas que fabricavam em jeitos cada vez mais elaborados. Posteriormente, tais roupas passaram a ser feitas de seda, importada do Extremo Oriente.
Pessoas de classes inferiores vestiam túnicas simples e mantos retangulares. Posterior e lentamente, tais foram substituídas por roupas feitas de acordo com as medidas de cada pessoa. A túnica das mulheres desenvolveu-se num vestido que era firmemente atado na parte superior do corpo. Os homens passaram a usar mangas por baixo de suas túnicas e meias.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Moda_bizantina

Nenhum comentário:

Postar um comentário