sexta-feira, 2 de julho de 2010

Moda Idade Média



Postarei aqui este texto falando sobre o moda na Idade Média, um dos estilos que mais me encanta. Pra todos que desejarem saber um pouco da história e também para aqueles que querem seguir esse estilo tão lindo:

História:
No início da Idade Média, isto é, na Alta Idade Média, as invasões bárbaras levaram ao isolamento e à vida nos feudos, desagregando as cidades e praticamente extinguindo o comércio em toda a Europa.
Dentro destas condições, as vestimentas passaram a ser produzidas artesanalmente, com fibras naturais e em cores cruas, tornando-se raras e exclusivas, apesar de extremamente básicas. A forma se assemelhava às bizantinas e a elite, formada pelos guerreiros e sacerdotes, se distinguia dos camponeses também através da vestimenta, a qual era colorida (normalmente vermelho ou verde). As roupas eram confeccionadas em casa, evoluindo das túnicas merovíngias (de comprimento até a altura dos joelhos, bordadas nas pontas e amarradas por cintos) até as ricas vestimentas da época carolíngia, com enfeites de brocado.
Com o passar do tempo os camponeses começaram a tingir tecidos em tom azul, pois este é facilmente conseguido através da ureia.
A partir do século X, com o final das invasões e o renascimento comercial e urbano, houve a formação das corporações de ofício, dentre elas as dos tecelões e dos tintureiros, criando uma maior variedade, ou seja aumentando a quantidade e a qualidade das roupas.
Com o desenvolvimento das cidades e a reorganização da vida das cortes, a aproximação das pessoas na área urbana levou ao desejo de imitar. Enriquecidos pelo comércio, os burgueses passaram a copiar as roupas dos nobres. Ao tentarem variar suas roupas, para diferenciar-se dos burgueses, os nobres inventavam algo novo e assim por diante.
Em termos de indumentária, também podemos falar do românico e do gótico enquanto estilos válidos.
Enquanto a Europa Ocidental variou as formas de vestuário, como vimos, em contrapartida, a cultura oriental bizantina se manteve atrelada ao seu próprio estilo.
Com o Renascimento existe a tentativa de copiar os trajes romanos da época imperial mas, devido às contingências impostas pela época, o que as guildas acabam por fazer é uma releitura da indumentária clássica, adaptando-a à moral cristã então vigente, ao clima (sensivelmente mais frio do que havia sido na época romana) e aos recursos materiais e técnicos de que então se dispunha.
Os camponeses, alheios à moda e aos modismos, continuarão a se vestir mais ou menos da mesma forma até meados do século XIX.




Características

O vestuário da Idade Média
Poucas pessoas se podiam dar ao luxo de se vestirem com elegância, e durante a maior parte do séc. XVI os homens e as mulheres que o faziam copiavam os modelos usados na corte de Espanha. No entanto, nos finais do século, o centro da moda deslocou-se para Paris, donde eram enviadas pequenas bonecas, vestidas segundo a última moda, a quem desejava segui-la e, de acordo com o grupo social onde se inseriam, assim era o seu vestuário. 


  • Nobreza
      As rainhas tinham, regra geral, armários atulhados de magníficos vestidos, muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas. Os reis também se vestiam luxuosamente pois a riqueza dos trajes era uma das formas utilizadas pelos monarcas para cultivarem a obediência dos seus súbditos. Para as pessoas mais ricas, as roupas eram mais complicadas, e nos séculos XIV e XV as modas mudavam bastante depressa. Mas havia regras. As saias nunca eram acima do tornozelo, embora os decotes pudessem ser bastante acentuados. Em geral as mulheres usavam o cabelo coberto. Os homens  podiam exibir as suas pernas, com meias e casacos curtos. 
           Homem Nobre                       Mulher Nobre 
      Pelote com longas cavas     Touca sobre o lenço passado
      Touca de pano ou seda       ou véu passado sobre queixo
      Manto ou capa                  Vestido Justo de manga larga
      Saio Justo ao corpo
       
    -->

    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    •  
    • Clero
      O Clero vestia vestidos escuros e compridos de lã, com capas igualmente escuras e compridas, alguns andavam descalços, outros calçados com sapatos de couro e possuíam terços e adereços da sua religião. O Clero mais rico possuía vestuário rico de acordo com a sua condição.

      -->
      • Povo
        classe social vestia-se com trajes práticos, já que a sua função, na maioria, era o trabalho pesado e o comércio. O povo fazia as suas próprias roupas, fiando e tecendo em casa. Os camponeses usavam um vestuário simples, feito com tecidos de linho ou de lã. Esta
        Homens
        saiote de burel (tecido grosseiro)meias ou calças a proteger as pernas; na cabeça, um chapéu de palha ou de pano; no Inverno usavam um manto com capuz que lhes caía sobre os ombros e terminava numa ponta. Andavam descalços ou calçavam uma espécie de sandálias (abarcas) ou então botas de couro, untadas de sebo.
        Mulheres
        usavam um vestido (cota) de mangas justas sobre a roupa interior de linho. Cobriam o cabelo com uma espécie de touca (coifa).
         

        3 comentários:

        1. Adoro roupas medievais, aliás adoro td q é medieval,castelos, móveis, textos, armas, td mesmo... acho q nasci na época errada!!! belo texto este q vc postou, gostei!

          ResponderExcluir
          Respostas
          1. rssrrs de fato a época medieval é muito bela. Poisé tb vivo com essa triste realidade de ter nascido na época errada rssr, mas fazer o q, o que me resta é tentar reviver pelo menos um pedacinho de cada época em minha vida. que bom que gostou do texto ^^ Muito obrigada pela visita, será sempre bem vinda.

            Excluir
        2. Adorei! Estou fazendo um trabalho sobre "Como seria sua vida na Idade Média?" no qual eu tenho que relatar em como eu acho que eu seria na Idade Média, e eu achei que seria uma camponesa. E isso me ajudou bastante!
          Grata,
          Gabrielle.

          ResponderExcluir