sábado, 25 de setembro de 2010

Moda Barroco

O vestuário barroco é profundamente documentado, o que nos expõe uma variedade de tramas e estilos. Oriundo de uma disseminação em poucas décadas, o estilo acompanhava a cultura comerciante burguesa e calvinista, onde Deus manifestava sua graça no sucesso econômico. Não era mais, pois, apenas reis e príncipes que encomendavam seus retratos a grandes artistas, aqueles que financiavam a arte eram também aqueles que viam valor no ganho da sua riqueza.

Essa mentalidade influenciou também no temário das obras artísticas, não mais apenas deuses, reis ou santos, mas também os retratos de influentes famílias e cenas da vida social, focando na sobriedade eficiente e na modéstia devota. O protestantismo emerge para a brevidade da vida – os contrastes entre a luz e a sombra na obra barroca evocam a morbidade da arte em um conjunto onde morte e nascimento dançam juntos.
Quanto às vestimentas, a tendência se caracteriza pelo desaparecimento do colarinho bufante (ruff), da elevação da cintura feminina e masculina, mangas cheias e cores escuras, como reflexo de uma atitude voltada para a melancolia dos artistas, aparência desgrenhada, poses e expressões tristes.
O vestuário masculino era caracterizado extravagantemente, com muitos chapéus de abas largas e plumas. Os cabelos eram deixados até o ombro, deixando-se grandes cachos a partir dos 1630 até 1640, culminando no uso de perucas na década de 1660. O traje masculino gradualmente abandona as mangueiras (tipo de meia-calça) e adota as bermudas, caracterizando-se também pelos punhos marcados e pelos colarinhos mais soltos, caindo em rendas. O comprimento das botas ia até o joelho, acompanhadas de meias que terminavam em granes laços e rendas. No começo do século XVII, homens e mulheres elegantes podiam optar pelo uso de sapatos com um pequeno salto, com um tipo de laço ou enfeite colocado sob o peito do pé.
Quanto ao traje feminino, este era sobrepujado pelo masculino. Os cabelos das damas eram usados com uma armação para cima, tendo abaixado lentamente com a progressão do barroco, como veremos posteriormente. A roupa constituía-se da camisa de linho, do corpete, decorado com um painel que se estendia desde o decote até a cintura, do manto, da saia e sobressaia. Eram utilizadas até oito anáguas, sustentadas no farthingale.  Os pulsos eram utilizados em combinação com o colarinho, se manteve rígido (ruff) por muito tempo na Espanha e na Holanda, sendo utilizado mais livremente e com mais caimento em outros países.


Inicio do Barroco






Barroco












Nenhum comentário:

Postar um comentário