quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

passo a passo chapéu época Romantismo/Vitoriano

Vim hoje aqui para compartilhar com vocês um projeto  que fazia tempo que estive desenvolvendo. Sempre quis um chapéu vitoriano (na verdade acho que mais Romantismo), que tem um aba que abre bem grande envolta da cabeça, aqui no Brasil é bem difícil de encontrar algum lugar que venda esses tipos de coisas (pelo menos, nunca vi aqui em SP). E quando encontro é em países estrangeiros e também sairia caro. Então acabei desenvolvendo um método bem simples que fica mais ou menos parecido, não tinha postado antes por que queria dar uma enfeitada e a preguiça me impedia de fazê-lo, mas vamos ao que interessa:

Materiais:
Chapéu simples(foto nas instruções)
vários tipos de renda
Fitas de cetim
Passanamaria
linha/agulha/tesoura
vários tipos de missanga e enfeites a gosto

1) primeiro pegue o chapéu e meça quanto você precisara dobrar (o formato do chapéu sem alterações eu desenhei , porque não tenho fotos dele)


2)Marque e corte a aba de trás deixando um espaço fazer o buraco onde passara a fita




3) depois disso hora dos detalhes:
 1ºpeguei este tipo de renda (que é mais um babado) e costurei envolta da parte de dentro da aba fazendo pequenas dobrinhas


 2ºdespois para disfarçar na costura optei por passar passanamaria envolta (tanto na parte de baixo quanto na parte de cima)



3ºpeguei fita de cetim e fui fazendo dobrinhas envolta  do chapéu



4) agora enfeites a gosto
1º optei por fazer vários tipos de flores (há vários tutoriais de flores pela Internet)
2ºdepois colei uma por uma e fiz uma correntinha com missanga
3ºcomo o outro lado iria ficar muito vazio, peguei um camafeu que achei em uma feira e prendi perto do buraco da fita e depois prendi um laço embaixo dele





5) Agora é só puxar para baixo com a fita optando por esconder o laço pendurado entra a aba do chapéu


não ficou totalmente parecido o verdadeiro é meio diferente, mas eu gostei do resultado,( para outros tb pode ser usado como aqueles chapéuzinhos de bebe, hehe)


* não se esqueça de fazer do seu próprio jeito :)

4 comentários:

  1. Apenas dei uma vista de olhos, mas assim por alto estou a adorar este esquema simples para fazer um chapéu de passeio! Acho que vai ser o meu próximo projecto! ^-^

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, com certeza o seu ficará muito lindo :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida!

    Seu tutorial foi realmente ótimo. Ele será certamente muito útil para quem quiser reproduzir trajes românticos.

    Por esse motivo gostaria de pedir a tua permissão para reproduzir esse post dentro do fórum da Sociedade Histórica Desterrense, claro que linkando de volta para o teu blog.

    Atenciosamente

    Pauline "Mme. Mean" Kisner
    Sombria Elegância |Diários Anacrônicos|Sociedade Histórica Desterrense

    ResponderExcluir
  4. pode sim, é uma honra pra mim saber que ele pode ser útil. Deixei algumas informações em seu email.
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir