quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Procurando objetos e roupas de época ou releitura deles



Muitas pessoas me perguntam como eu consigo tantos objetos e roupas de época e esse post será para tirar todas as dúvidas. Bem, para começar encha a sua bagagem psicológica de: paciência, força de vontade, tempo e muuuita força física.
Vamos começar procurando por roupas:
Há vários lugares que podemos adquiri nossos trajes históricos, desde no nosso próprio armário (como muitos blogs já ensinam como fazê-lo) até as mais profundezas do baú da nossa querida avó, mas queria ir pra mais longe desses lugares e estes são os famosos brechós (pela milésima vez, hehe). Para esclarecer melhor como faço:
1º não dependa apenas dos brechós que se acha na internet; use essas informações mais pra saber onde existe concentração deles
2ºCustomize; uma roupa, pode ser A Roupa se você não ver apenas o que está ali no cabide, mas o que pode estar além dele, a sua customização pode ter dar uma roupa melhor do que uma que já fosse pronta
3º Procura objetiva s/ frescura; Na maioria das vezes as pessoas não procuram em brechó de igreja, beneficente ou de algumas casas por 'nojo', pois fique estas sabendo que são neles onde se encontram os maiores tesouros e os menores preços.
4º Sugerindo novas alternativas; muitas vezes apesar do preço pequeno o dinheiro ainda nos falta, mas esse problema pode ser resolvido se há alguma roupa que você não use mais. Dependendo da roupa e lugar, pode-se conversar com o proprietário e realizar uma troca, muitas vezes o que pode ser inútil a você será mais útil a ele do que seria a roupa que ele tem que você quer.
5ºNunca deixe a razão de lado; Pense e verifique muito bem antes de comprar QUALQUER peça, nem todo defeito pode ser concertado e nem tudo pode ajustar. E isso acaba sendo dinheiro jogado fora.
6º Tome cuidados com roupas de tecidos muito antigos. Eu poderia ter colocado no tópico anterior, mas ele merece uma importância especial, pois na maioria das vezes não verificamos os tecidos de nossas roupas o que pode resultar em futuros estragos e perdas em lavagens ou em seu armazenamento. E ai será mais dinheiro jogado fora

Para procura de roupas em brechós essas são as dicas que eu deixei. Mas ainda sim, às vezes sentimos o desejo de ter algo maior, com mais detalhes e impossível de encontrar sem ser muito caro, então esse será o próximo conselho:
- Use os ingredientes de sua bagagem psicológica na procura de costureiras boas e com preços acessíveis, foi na penumbra de uma galeria semiabandonada que eu encontrei a minha. As costureiras mais visíveis costumam cobrar mais caro

E três últimos conselhos:
-Não dependa do que apenas pode ser encontrado em lojas, termine seu figurino com criações suas.
-Combine o comprado com o que se tem em casa
-Na hora de mandar fazer roupas, opte por peças que possam combinar com outras, como saias.
-A procura em brechós não serve apenas para figurinos históricos, mas para compor de um jeito único as roupas do seu dia-a-dia.

Esses eu deixo para procurar roupas e agora vamos aos objetos. Eles também podem ser encontrados dentro de nossas famílias, mas ainda não paramos por aqui. Os lugares em que podemos encontrar objetos e acessórios antigos é muito grande mesmo essas dicas não são totalmente válidas, cedo ou tarde acabamos encontrando algo muito antigo e em lugares imagináveis. Mas ai vão alguma para ajudar a começar
1° Procure feiras de antiguidades; Nelas é onde mais encontramos variedade de coisas.
2°Procure em lojas; A maioria dessas lojas de antiguidades se especializa em um determinado tipo de objeto, mas isso não impede que alguma saia do seu padrão. Procure e muitas vezes você encontra algo mais íncrivel e barato do que se imaginava
3° Vá a lugares de concerto. Se o objetivo é peças para customização, está ai um lugar para ir cheio de pequenos tesouros "insignificantes", Já encontrei muita coisa em chaveiro e relojoeiro.
4°Brechó não é apenas para roupas. Outro lugar que se encontra muitos objetos
5° Igrejas abandonadas. Eu sei é estranho, mas estudei em uma que era bem abandonada que eu adorava explorar e achar salas e salas cheias de relíquias escondidas entre a poeira levemente pousada em seu ventre.
6° Lugares de abandono domésticos. É difícil, mas não impossível ferro velho é um dos lugares que se encontra uma enorme variedade de coisas.
7º Livros; Eu não sei vocês, mas eu adoro livros antigos, nem que seja as capas antigas, e a dica é nada mais nada menos, do que os nossos queridos Sebos.
8° Centros de comércio. Se o objetivo não é coleção e sim adaptação, explore os centros comercias de sua cidade. Entre nos lugares mais improváveis, sempre há alguma coisa.

Esses são alguns dos lugares que encontrei objetos, algumas dicas que dei pra procurar roupas devem ser relembradas: Não compre no desespero, pense bem se tiver defeito ou até mesmo para procurar em mais lugares, ninguém quer levar prejuízo para casa.

Então é isso, todos os meus esforços e experiências deixo aqui para inspirá-los em sua busca, não deu pra colocar tudo, é tanta coisa que não lembro. Apesar da falta de tempo, não deixarei de buscar mais coisas e postar aqui como consegui depois.
E uma ultima dica:
- para admiradores de releitura e de épocas, não esqueça de criar coisas para compor sua coleção
;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário